Mais um ano recheado de lançamentos maravilhosos se vai, 2016 foi
sem dúvidas um daqueles anos que todos os grandes artistas e as grandes divas
da musica mundial se combinam para laçar seus álbuns, só neste ano tivemos
álbuns de Lady Gaga, Beyoncé, Rihanna, Britney Spears, Sia, Alicia Keys
e Ariana Grande além dos
esperados retornos de JoJo, Green Day, Kings Of Leon, KatDeLuna,
GweenStefanie outros.
Não só de artistas experientes se fez 2016, bandas iniciantes como o
sucesso DNCE e a psicodélicaVaults também marcaram presença, assim
como artistas mais alternativos comoM83,
Birdy e Keaton Henson que também divulgaram seus trabalhos novos neste ano.
Depois dessa enxurrada de ótimos lançamentos resolviaceitar o
desafio de ter que escolher apenas os dez que melhor representam o ano, os dez
melhores álbuns, é claro que não escutei todos os álbuns lançados no ano, mas
como bom viciado em música, pude analisar vários deles e esses são os que mais
me satisfizeram.
Sem muito mimi ou puxação de saco, ignorei mesmo o Lemonade (da Beyonça) e o Glory (da Neide) por que né, sejamos
justos, os dois tem no máximo duas musicas cada que realmente valem apena.
Confira minha lista espero que gostem, e se ainda não escutaram
algum da lista, corra que vale apena!
JoJo - Mad Love: finalmente o álbum que considero o lançamento do ano, nada de Beyoncé, Britney ou Gaga, mas a nossa querida e guerreira JoJo, depois de exatos 10 anos desde seu último álbum a cantora dá fim a sua saga com esse que foi um dos poucos álbuns que salvaram o pop do esquecimento em 2016, com sonoridade diferenciada vai do Pop Eletrônico ao Soul e R&aB facilmente.
Lady GaGa – Joanne: Gaga voltou esse ano com o maravilhoso álbum “Joanne” seu quarto
álbum de estúdio, bem diferente do que estamos acostumados a escutar da
cantora, ela nos apresento um álbum minimalista, com uma pegada country, alternativa e rock, o álbum não foi muito bem
recebidos por muitos faz que esperavam musicas mais pop, mas a cantora acertou
em diferenciar mais uma vez seu trabalho, o resultado foi um dos melhores
álbuns do ano.
Vaults - Caught in Still Life: esperava por esse álbum desde 2014 quando escutei as primeiras faixas dessa banda inglesa iniciante, depois de emplacar suas músicas na trilha da série “Glue” e no filme “50 Ton
s de Cinza” já era de se esperar essa delicia de álbum, uma mistura de eletrônica com alternativa, com musicas melancólicas e psicodélicas.
Rihanna – Anti: Mais uma que resolveu sair de sua zona de conforto em 2016, Rihanna lançou o sucesso “Anti”, apesar de músicas mais leetas do que de costume, a cantora não arriscou tanto quanto Lady Gaga, mas não deixamos de perceber a diferença com seus trabalhos anteriores.
Carly Ray Jenpsen – E◦MO◦TION :Side A – EP : nossa fofa Carly tambémmarcou presença em 2016, a pesar de não ser exatamente um álbum e sim um EP, esse trabalho não poderia ficar de fora, foi um dos melhores do ano, um dos que salvaram o pop.
Ariana Grande - DangerousWoman: Não sou um assíduo admirador de Ariana Grande, mas tenho que admitir que seu último álbum foi um dos melhores do ano, considero a faixa “DangerousWoman” uma das melhores músicas de 2016, dona ariana acertou em cheio com esse trabalho.
MeghanTrainor – Thank You:Nossa cantora revelação de 2015 ganhadora do Grammy voltou com tudo esse ano, em seu segundo álbum a cantora resolveu apostar em um Pop de qualidade, e acertou, seu carro chefe “No” foi um sucesso, e além disso trazia uma sonoridade bem anos 2000.
DNCE – DNCE: a grande revelação do ano, a banda DNCE (formada por Nick Jonas, JinJoo [ex-guitarrista da JoJo] e outros dois desconhecidos) lançou um álbum espetacular, depois do Hit “Cake by the Ocean” a banda resolveu apostar em uma sonoridade parecida com o da música, o resultado foi esse álbum de estreia ótimo, que já esta rendendo vários frutos.
David Bowie – Black Star: Nosso rei da ousadia, e da liberdade de expressão David Bowie nos deixou esse ano, mas não sem antes nos presentear com um álbum inteiro de inéditas, “Black Star” é um álbum sombrio, mas não poderia ser diferente vindo dessa lenda.
Keaton Henson – KindlyNow: Chegamos ao nosso “Lano Del Rey” rei da bad, Keaton Henson continuou seu ciclo de um álbum por ano e nos presenteou com o ótimo “Kindly Now”, sem perder sua identidade o cantor continuou com suas deliciosas músicas melancólico e voz falha.
É isso ai pessoal, o ano foi recheado de boa música, e foi torturante ter que escolher apenas dez álbuns, mais consegui cumprir o desafio, espero que concordem comigo, mas se não concordarem tudo bem afinal gosto não se discute. Vamos esperar agora os ótimos trabalhos musicais que 2017 nos trará.